Venda Balancim Andaimes com preço de fábrica para utilização em obras da Construção Civil

Norma Técnica NBR 6494 – Andaimes Suspensos – Objetivo e Descrição

Os Andaimes Suspensos, também conhecidos como Balancim Andaimes, possuem uma norma técnica específica.

Esta norma técnica é a NBR 6494 editada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e com ela é possível verificar a definição, os tipos e os principais pontos para a fabricação e uso de Andaimes Suspensos Mecânicos e Motorizados.

Segue abaixo trecho sobre a definição de Andaimes Suspensos:

Norma Técnica NBR 6494 para Balancim

Norma Técnica NBR 6494

1 Objetivo

1.1 Esta Norma fixa as condições exigíveis de segurança dos andaimes quanto à sua condição estrutural, bem como de segurança das pessoas que neles trabalham e transitam.

1.2 Esta Norma se aplica aos andaimes que servem para auxiliar o desenvolvimento vertical das construções, bem como aqueles que operam em construções já elevadas para efeito de reparos, reformas, acabamentos, pinturas, torres de acesso, outros.

1.3 Esta Norma não se aplica à segurança de terceiros, a qual deve ser regida por legislação específica dos órgãos públicos competentes.

1.4 Esta Norma abrange os andaimes conforme a seguinte classificação:
a) andaimes suspensos mecânicos,
- pesados;
- leves;
b) andaimes em balanço;
c) andaimes simplesmente apoiados,
- fixos;
- móveis.

Nota : Os andaimes não incluídos nesta classificação devem ser objeto de projeto e/ou cálculo elaborado por profissional devidamente habilitado e atender às condições de segurança estabelecidas nesta Norma.

2 Definições

Para os efeitos desta Norma são adotadas as definições de 2.1 a 2.1.3.

2.1 Andaimes

Plataformas necessárias à execução de trabalhos em lugares elevados, onde não possam ser executados em condições de segurança a partir do piso. São utilizados em serviços de construção, reforma, demolição, pintura, limpeza e manutenção.

2.1.1 Andaimes suspensos, mecânicos

Andaimes, pesados ou leves, em que o estrado é sustentado por travessas metálicas ou de madeira, suportado por meio de cabos de aço, movimentando-se no sentido vertical com auxílio de guinchos.

2.1.1.1 Andaimes suspensos, mecânicos-pesados

Andaimes cuja estrutura e dimensões permitem suportar cargas de trabalho de 4 kPa (400 kgf/m2) no máximo, respeitando os fatores de segurança de cada um dos seus componentes.

2.1.1.2 Andaimes suspensos, mecânicos-leves

Andaimes cuja estrutura e dimensões permitem suportar carga total máxima de trabalho de 3 kN (300 kgf), respeitando os fatores de segurança de cada um dos seus componentes.

Nota: Entende-se como carga de trabalho a somatória das cargas de materiais, ferramentas e pessoas sobre o andaime.

2.1.2 Andaimes em balanço

Andaimes que se projetam para fora da construção são suportados por vigamentos ou estruturas em balanço, que tenham sua segurança garantida, seja por engastamento ou outro sistema de contrabalançamento no interior da construção, podendo ser fixos ou deslocáveis.

2.1.3 Andaimes simplesmente apoiados

Andaimes cuja estrutura trabalha simplesmente apoiada, podendo ser fixos ou deslocáveis horizontalmente.

Na próxima postagem veremos as Considerações Gerais.

Outras Informações Sobre o uso de Balancim Suspenso

Confira informações adicionais sobre o Balancim Elétrico e o Balancim Manual. Informações técnicas, indicação de uso e muito mais. Para solicitar um orçamento sem compromisso acesse nossa página Contato e preencha o formulário. Ou ligue diretamente para nosso departamento comercial no telefone 48 3238 9838 ou pelo Whatsapp 48 99956 0346.

Have any Question or Comment?

2 comments on “Norma Técnica NBR 6494 – Andaimes Suspensos – Objetivo e Descrição

Comments are closed for this post !!