Balancim Elétrico
Posted in abril 7, 2020by admin
Categories: Trabalho em Altura
Tags: Andaime Balancim, Andaime Suspenso, Andaime Suspenso Eletrico, Andaime Suspenso Motorizado, Balancim Andaime, Balancim Elétrico, Balancim Individual, Balancim Obra Civil, Empresas de Andaimes, Trabalho em Altura
Balancim Elétrico de Obra
O Balancim Elétrico é um tipo específico de Andaime Suspenso usado para a realização de trabalhos em altura nas Obras da Construção Civil, e também em trabalhos de reforma e limpeza de fachadas prediais. Este tipo de equipamento deve ser homologado e sua utilização é exclusiva a pessoas credenciadas.
Uso e Características Balancim Elétrico
O uso do Balancim Elétrico é indicado para trabalhos em alturas, como pinturas, reformas, instalações, acabamento e manutenção. Empresas do ramo da construção civil, bem como prestadoras de serviços são as que mais utilizam o balancim elétrico. Além disso ele pode ser utilizado também em instalações industriais, usinas e até torres de geração de energia eólica.
Dentre as características o Balancim Elétrico é um equipamento do tipo Andaime Suspenso que utiliza dois motores elétricos para sua movimentação. Além dos motores também possui um painel elétrico de controle.
O balancim possui plataforma modulável, onde módulos de 2 e 3 metros são encaixados até o limite máximo de 8 metros, de acordo com a norma regulamentadora NR 18.
Seu acabamento é galvanizado, representando assim uma maior vida útil. Por ser modular pode ser desmontado, transportado e remontado com facilidade e rapidez.
Segurança e Documentação
A segurança é um item muito importante para se avaliar em um Balancim Elétrico. Por ser um equipamento para trabalho em altura tanto a fabricação como a utilização deste tipo de equipamento necessita seguir normas específicas.
Entre os itens de segurança podemos destacar, a saber:
- Freio eletromecânico
- Guarda-corpo
- Trava-quedas
- Sistema de nivelamento
- Piso anti derrapante
Lembrando que a montagem, manutenção e utilização só podem ser realizadas por profissionais habilitados. Consulte o CREA de sua região para maiores informações sobre cursos de especificação.